Atribuições e Competências
Pós-Graduação
Mestrado/Doutorado
Maestría/Doctorado
Master's/Doctorate
Página Principal
Página Principal
Main Page
Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado
Programa de Posgrado en Educación - Maestría y Doctorado
Postgraduate Program in Education - Master's and Doctorate
Página Principal
Página Principal
Main Page
Apresentação
Presentación
Presentation
PROPEPE
PROPEPE
PROPEPE
A quem se destina
A quién se dirige
Who it is for
Área de concentração
Área de concentración
Area of Concentration
Objetivos
Objetivos
Objectives
Proposta Curricular Mestrado
Propuesta curricular Maestría
Curricular Proposal Master's
Proposta Curricular Doutorado
Propuesta curricular Doctorado
Curricular Proposal Doctorate
Regulamentos
Reglamentos
Regulations
Projetos de Pesquisa em Andamento
Proyectos de Investigación en Curso
Ongoing Research Projects
Grupos e Redes de Pesquisa
Grupos y Redes de Investigación
Research Groups and Networks
Corpo docente/Linhas de pesquisa
Cuerpo docente/Líneas de Investigación
Faculty/Research lines
Calendário de Aulas
Calendario de clases
Class Calendar
Planos de Ensino
Planes Docentes
Education Plans
Comissão de bolsas
Comisión de Becas
Scholarship Committee
Colegiado
Equipo Técnico
Board
Editais - Processos Seletivos de Discentes
Convocatorias - Procesos Selectivos de Estudiantes
Notices - Selection Processes for Students
Formulários
Formularios
Forms
Calendário de defesas
Calendario de Defensa
Defense Calendar
Página Principal
Página Principal
Main Page
Calendário de defesas - 2023
Calendario de Defensa - 2023
Defense Calendar - 2023
Calendário de defesas - 2022
Calendario de Defensa - 2022
Defense Calendar - 2022
Calendário de defesas - 2021
Calendario de Defensa - 2021
Defense Calendar - 2021
Calendário de defesas - 2020
Calendario de Defensa - 2020
Defense Calendar - 2020
Calendário de defesas - 2019
Calendario de Defensa - 2019
Defense Calendar - 2019
Calendário de defesas - 2018/2
Calendario de Defensa - 2018/2
Defense Calendar - 2018/2
Calendário de defesas - 2018/1
Calendario de Defensa - 2018/1
Defense Calendar - 2018/1
Calendário de defesas - 2017
Calendario de Defensa - 2017
Defense Calendar - 2017
Calendário de defesas - 2016
Calendario de Defensa - 2016
Defense Calendar - 2016
Calendário de defesas - 2015
Calendario de Defensa - 2015
Defense Calendar - 2015
Calendário de defesas - 2014
Calendario de Defensa - 2014
Defense Calendar - 2014
Calendário de defesas - 2013
Calendario de Defensa - 2013
Defense Calendar - 2013
Dissertações/Teses
Disertaciones y tesis
Dissertations and Theses
Egressos
Graduados
Graduates
Editais de Chamada para Publicação
Convocatoria de avisos de publicación
Notices for Publication
Produções
Producciones
Productions
Intercâmbios, Convênios e Parcerias
Intercambios, Acuerdos y Asociaciones
Exchange Programs, Agreements And Partnerships
Evento: EPEDUC
Evento: EPEDUC
Event: EPEDUC
Revista Profissão Docente
Revista Profesión Docente
Journal of the Teaching Profession
Fale Conosco
Contáctenos
Contact Us
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE
Programa Profesional de Postgrado en Educación PPGPE
Professional Postgraduate Program in Education (PPGPE)
Página Principal
Página Principal
Main Page
Apresentação e Histórico
Presentación e Historia
Presentation and History
Área de Concentração
Área de concentración
Area of Concentration
Linhas de Pesquisas
Líneas de Investigación
Lines of Research
Objetivos e Perfil do Egresso
Objetivos y perfil del egresado
Objectives and Graduate Profile
Calendários
Calendarios
Calendars
Página Principal
Página Principal
Main Page
Calendário Acadêmico do Mestrado
Calendario Académico de la Maestría
Master's Academic Calendar
Calendário Acadêmico do Doutorado
Calendario Académico de Doctorado
Doctorate Academic Calendar
Calendário de Reuniões do Colegiado
Calendario de reuniones colegiadas
Board Meeting Calendar
Corpo docente do Mestrado
Facultad de Maestría
Master's Faculty
Corpo docente do Doutorado
Facultad de Doctorado
Doctorate Faculty
Política de Credenciamento docente
Política de Acreditación Docente
Faculty Accreditation Policy
Discentes 2021-2024
Estudiantes 2021-2024
Students 2021-2024
Regulamentos e Normas
Reglamentos y normas
Regulations and Policies
Formulários e instruções acadêmicas
Formularios e instrucciones académicas
Academic Forms and Instructions
Estrutura Curricular
Estructura Curricular
Curricular Structure
Página Principal
Página Principal
Main Page
Estrutura Curricular do Mestrado
Estructura Curricular de la Maestría Profesional en Educación
Curricular Structure of the Professional Master's Degree in Education
Estrutura Curricular do Doutorado
Estructura Curricular del Doctorado Profesional en Educación
Curricular Structure of the Professional Doctorate in Education
Ementas das disciplinas
Programa de estudios de las disciplinas
Summary of Course Subjects
Grupos e Redes de Pesquisa
Grupos y Redes de Investigación
Research Groups and Networks
Projetos de Pesquisa
Proyectos de Investigación
Research Projects
Repositório de Dissertações/Produtos do Programa
Repositorio de disertaciones/productos del programa
Repository of Dissertations/Program Products
Comitê de Ética
Comité de Ética
Ethics Committee
Acervos de dados e pesquisas
Recopilación de datos e investigación
Data and research collections
Publicações
Publicaciones
Publications
Qualis / Capes - Educação
Qualis / Capes - Educación
Qualis / Capes - Education
Intercâmbios, convênios e parcerias
Egressos
Vozes de Discentes e Egressos
Rede - RECEPE
Revista Profissão docente
Órgãos de Fomento
Fale Conosco
Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional
Programa de Posgrado en Ingeniería Química - Maestría Profesional
Postgraduate Program in Chemical Engineering - Professional Master's Degree
Página Principal
Página Principal
Main Page
Apresentação do curso
Presentación del curso
Course Presentation
Área de Concentração
Área de Concentración
Area of Concentration
Linhas de Pesquisa
Líneas de Investigación
Lines of Research
Objetivo do curso / perfil do profissional egresso
Objetivo del curso / perfil del profesional egresado
Course Objective / professional graduate profile
Projetos de Pesquisa
Proyectos de Investigación
Research Projects
Disciplinas
Asignaturas
Subjects
Docentes
Docentes
Faculty
Regulamento
Reglamento
Regulation
Editais / Processos Seletivos
Convocatorias / Procesos Selectivos
Notices / Selective Processes
Formulários
Formularios
Forms
Fale Conosco
Contáctenos
Contact Us
Teses / Dissertações
Tesis / Disertaciones
Theses / Dissertations
Notícias
Noticias
News
Egresso
Egresados
Graduates
Regulamento Geral do Programa de Pós-doutorado (PPD)
Reglamento General del Programa de Posdoctorado (PPD)
General Regulations of the Postdoctoral Program (PPD)
Comissões Acadêmicas
Comisiones Académicas
Academic Committees
Publicações
Publicaciones
Publications
Vídeos
Videos
Videos
Financiamentos / Apoio
Financiamientos / Apoyo
Funding / Support
Critérios de credenciamento e descredenciamento do
corpo docente
Criterios de acreditación y desacreditación del cuerpo docente
Criteria for faculty accreditation and de-accreditation
Publicações / produtos decorrentes de teses e dissertações:
Publicaciones / productos derivados de tesis y disertaciones
Publications/products resulting from theses and dissertations
Programa de Pós-graduação em Odontologia - Mestrado
Programa de Posgrado En Odontología - Maestría
Postgraduate Program In Dentistry - Master's Degree
Página Principal
Página Principal
Main Page
Alunos Matriculados
Alumnos Matriculados
Enrolled Students
Área de concentração
Área de concentración
Area of Concentration
Página Principal
Página Principal
Main Page
Clínica Odontológica Integrada - Linhas de Pesquisas
Clínica Odontológica Integrada - Líneas de Investigación
Integrated Dental Medicine - Lines of Research
Biopatologia - Linhas de Pesquisas
Biopatología - Líneas de Investigación
Biopathology - Lines of Research
Banco de Dentes
Banco de Dientes
Teeth Bank
Calendário de Reunião Colegiado
Calendario de reuniones del Consejo Directivo
Board Meeting Calendar
Calendário de Reunião da Comissão de Bolsas
Calendario de reuniones de la Comisión de Becas
Scholarship Committee Meeting Schedule
Comitê de ética em Experimentação Animal
Comité de Ética en Investigación y Experimentación Animal
Ethics Committee on Animal Experimentation in Research
Comitê de ética em Pesquisa em Humanos
Comité de Ética de la Investigación Humana
Human Research Ethics Committee
Declaração de interesse por área de concentração
Declaración de interés por área de concentración
Declaration of interest by area of concentration
Dissertações/Repositório Institucional
Disertaciones/Archivo Institucional
Dissertations/Institutional Repository
Docentes
Docentes
Faculty
Editais
Convocatorias
Notices
Fale Conosco
Contáctenos
Contact Us
Formulários para qualificação/defesa
Formularios de calificación/defensa
Qualification/Defense Forms
Modelo de Carta de Recomendação
Plantilla de carta de recomendación
Recommendation Letter Template
O mestrado
La Maestría
The Master's Degree
Objetivos
Objetivos
Objectives
Parcerias
Asociaciones
Partnerships
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2024)
Plan de Desarrollo Institucional (PDI 2021-2024)
Institutional Development Plan (PDI 2021-2024)
Programa de Pós-Doutorado
Programa Postdoctoral
Postdoctorate Program
Programa de Bolsas - Stricto Sensu
Programa de Becas - "Stricto Sensu"
Scholarship Program - "Stricto Sensu"
Propepe
Propepe
Propepe
Regulamentos
Reglamentos
Regulations
Aprovados no processo seletivo 2014/2
Aprobados en el proceso selectivo 2014/2
Approved in the selection process 2014/2
Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos - Mestrado
Programa de Posgrado En Sanidad y Producción Animal En Los Trópicos - Maestría Académica
Postgraduate Program In Animal Health And Production In The Tropics - Academic Master's Degree
Página Principal
Página Principal
Main Page
Apresentação
Presentación
Presentation
Área de Concentração
Área de Concentración
Area of Concentration
Calendário de Reuniões do Colegiado
Calendario de reuniones colegiadas
Board Meeting Calendar
Calendário de Reuniões da Comissão de Bolsas
Calendario de reuniones del Comité de Becas
Scholarship Committee Meeting Calendar
Carta de recomendação
Carta de recomendación
Letter of Recommendation
Comitê de Ética Animal
Comité de Ética Animal
Animal Ethics Committee
Declaração de Interesse - Linhas de Pesquisa
Declaración de interés - Líneas de Investigación
Declaration of Interest - Research Lines
Discentes
Estudiantes
Students
Dissertações
Disertaciones
Dissertations
Docentes
Docentes
Faculty
Editais
Convocatorias
Notices
Elenco de Disciplinas
Lista de disciplinas
List of Academic Subjects
Fale Conosco
Contáctenos
Contact Us
Forma de ingresso
Método de entrada
Admission
Formulários para qualificação e defesa
Formularios de calificación y defensa
Qualification and Defense Forms
Histórico do Programa
Historia del programa
Program History
Linhas de Pesquisa
Líneas de Investigación
Lines of Research
Notícias
Noticias
News
Objetivo do curso / perfil do profissional egresso
Objetivo del curso / perfil del profesional egresado
Course objective / professional graduate profile
Programa de Bolsas da Pós-Graduação Stricto Sensu
Programa de becas de posgrado Stricto Sensu
"Stricto Sensu" Postgraduate Scholarship Program
Programa de Pós-Doutorado (PPD)
Programa Postdoctoral (PPD)
Postdoctoral Program (PPD)
Propepe
Propepe
Propepe
Regulamentos
Reglamentos
Regulations
Biotério
Fale Conosco



Estrutura Curricular do Doutorado Profissional em Educação
A estrutura curricular do Doutorado Profissional em Educação está organizada pela área de concentração Educação Básica
que se desdobra em duas Linhas de Pesquisa:
- Educação Básica: Fundamentos e Planejamento;
- Práticas docentes na educação Básica.
Os componentes curriculares estão reunidos em quatro núcleos: Núcleo Comum de Disciplinas Obrigatórias, Núcleo de Disciplinas Eletivas, Núcleo de Atividades Complementares e Núcleo de Acompanhamento, Desenvolvimento e Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso
- O Núcleo comum de disciplinas obrigatórias destina-se à formação comum avançada na área da Educação.
- O Núcleo de Disciplinas Eletivas destina-se aos estudos relacionados às especificidades temáticas e teórico-metodológicas das Linhas de Pesquisa.
- O Núcleo de Atividades Complementares objetiva ampliar a formação dos profissionais, a partir das demandas educacionais emergentes e/ou relacionadas aos objetos de pesquisa dos discentes.
- O Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso destina- se à pesquisa, análise e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.
Para a integralização curricular será exigida a comprovação de aprovação em exame de proficiência em duas línguas estrangeiras e o cumprimento de 60 créditos, correspondentes a 900 horas, assim distribuídos:
- Três (3) disciplinas obrigatórias: (3) três créditos cada uma;
- Três (3) disciplinas eletivas: (3) três créditos cada uma;
- Atividades complementares: (3) três créditos;
- Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso: 05 créditos;
- Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso: 06 créditos;
-
Mestrado concluído: 28 créditos.
- Cada crédito corresponde a 15 horas/aula.
O desenho da estrutura curricular espelha a concepção de formação dos profissionais da educação básica, marcada pela imersão nos ambientes educativos, pelo fortalecimento da relação entre o ensino e as práticas investigativas engajadas e por estudos e intervenção no cotidiano escolar e demais instituições de educação básica, a partir das demandas e necessidades formativas de profissionais e estudantes, com a finalidade de contribuir para a transformação qualificada da educação básica e a efetivação do direito à educação em nosso país. A ênfase desse processo formativo é nos fundamentos da pesquisa e nos projetos de intervenção; nos diferentes aspectos da qualidade social da educação; a elaboração e desenvolvimento, tanto no âmbito micro - escola -, quanto no âmbito macro - sistemas de ensino, de projetos de pesquisa baseados na relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão com os profissionais da educação básica. Nessa perspectiva, o percurso formativo e educativo é composto por Núcleo Comum de Disciplinas Obrigatórias, Núcleo de Disciplinas Eletivas, Núcleo de Atividades Complementares Obrigatórias, e Núcleo de Acompanhamento Obrigatório à elaboração e ao desenvolvimento do produto/tese; núcleos estes complementares e vinculados ao cumprimento dos objetivos estabelecidos para o Curso.
Estructura Curricular del Doctorado Profesional en Educación
La estructura curricular del Doctorado Profesional en Educación está organizada por el área de concentración de Educación Básica
, la cual se divide en dos Líneas de Investigación:
- Educación Básica: Fundamentos y Planificación;
- Prácticas docentes en educación básica.
Los componentes curriculares se agrupan en cuatro núcleos: Núcleo Común de Materias Obligatorias, Núcleo de Materias Electivas, Núcleo de Actividades Complementarias y Núcleo de Seguimiento, Desarrollo y Defensa del Trabajo de Finalización de Cursos.
- El Centro Común de materias obligatorias está destinado a la formación avanzada común en el área de Educación.
- El Centro de Materias Optativas está destinado a estudios relacionados con las especificidades temáticas y teórico-metodológicas de las Líneas de Investigación.
- El Centro de Actividades Complementarias tiene como objetivo ampliar la formación de profesionales, en función de demandas educativas emergentes y/o relacionadas con los objetos de investigación de los estudiantes.
- El Centro de Trabajo de Finalización de Cursos está destinado a la investigación, análisis y discusión de los proyectos de investigación de los estudiantes.
Para la finalización curricular se requerirá acreditar haber aprobado un examen de competencia en dos lenguas extranjeras y haber completado 60 créditos, correspondientes a 900 horas, distribuidos de la siguiente manera:
- Tres (3) materias obligatorias: (3) tres créditos cada una;
- Tres (3) cursos electivos: (3) tres créditos cada uno;
- Actividades complementarias: (3) tres créditos;
- Calificación del Trabajo de Finalización del Curso: 05 créditos;
- Defensa del Trabajo de Finalización del Curso: 06 créditos;
-
Máster cursado: 28 créditos.
- Cada crédito corresponde a 15 horas de clase.
El diseño de la estructura curricular refleja la concepción de la formación de profesionales de la educación básica, marcada por la inmersión en ambientes educativos, por el fortalecimiento de la relación entre la enseñanza y las prácticas investigativas comprometidas y por el estudio y la intervención en la vida cotidiana de las escuelas y otras instituciones de educación básica partiendo de las demandas y necesidades de formación de profesionales y estudiantes, con el propósito de contribuir a la transformación calificada de la educación básica y del derecho a la educación en nuestro país. El énfasis de este proceso formativo está en los fundamentos de los proyectos de investigación e intervención; en los diferentes aspectos de la calidad social de la educación; la elaboración y desarrollo, tanto a nivel micro - escuela - como a nivel macro - sistemas de enseñanza, de proyectos de investigación basados en la relación intrínseca entre la docencia, la investigación y la extensión con los profesionales de la educación básica. Desde esta perspectiva, el itinerario formativo y educativo se compone de un Núcleo Común de Materias Obligatorias, un Núcleo de Disciplinas Electivas, un Núcleo de Actividades Complementarias Obligatorias y un Núcleo de Seguimiento Obligatorio para la preparación y desarrollo del producto/tesis; Estos núcleos son complementarios y vinculados al cumplimiento de los objetivos establecidos para el Curso.
Curricular Structure of the Professional Doctorate in Education
The curricular structure of the Professional Doctorate in Education is organized by the Basic Education
concentration area, which is divided into two Lines of Research:
- Basic Education: Foundations and Planning;
- Teaching practices in Basic Education.
The curricular components are grouped into four cores: Common Core of Mandatory Subjects, Core of Elective Subjects, Core of Complementary Activities and Core of Monitoring, Development and Defense of the Final Course Work
- The common core of mandatory subjects is intended for advanced common training in the area of Education.
- The Core of Elective Subjects is intended for studies related to the thematic and theoretical-methodological specificities of the Research Lines.
- The Core of Complementary Activities aims to expand the training of professionals, based on emerging educational demands and/or related to the research objects of the students.
- The Core of Final Course Work is intended for research, analysis and discussion of the students' research projects.
To complete the course, students must prove that they have passed a proficiency exam in two foreign languages and completed 60 credits, corresponding to 900 hours, distributed as follows:
- Three (3) mandatory subjects: (3) three credits each;
- Three (3) elective subjects: (3) three credits each;
- Supplementary activities: (3) three credits;
- Graduation of the Final Course Work: 05 credits;
- Defense of the Final Course Work: 06 credits;
-
Completed Master's degree: 28 credits.
- Each credit corresponds to 15 class hours.
The design of the curriculum structure reflects the concept of training for basic education professionals, marked by immersion in educational environments, by strengthening the relationship between teaching and engaged research practices, and by studies and intervention in the daily life of schools and other basic education institutions, based on the demands and training needs of professionals and students, with the purpose of contributing to the qualified transformation of basic education and the realization of the right to education in our country. The emphasis of this training process is on the foundations of research and intervention projects; on the different aspects of the social quality of education; the elaboration and development, both at the micro-school level and at the macro-educational system level, of research projects based on the intrinsic relationship between teaching, research and extension with basic education professionals. From this perspective, the training and educational path is composed of a Common Core of Mandatory Subjects, a Core of Elective Subjects, a Core of Mandatory Complementary Activities, and a Core of Mandatory Monitoring for the elaboration and development of the product/thesis; These cores are complementary and linked to the fulfillment of the objectives established for the Course.