ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL |
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- Identificar a importância do estudo do Comportamento Organizacional na gestão de pessoas e na administração das organizações.
- Reconhecer como os estímulos internos e externos afetam o Comportamento Organizacional
- Associar o impacto do emprego na/da vida dos trabalhadores nos níveis individuais e coletivos.
- Desenvolver a gestão dos conhecimentos a respeito de si, bem como os sentimentos e comportamento dos outros para uma melhor atuação profissional.
- Integrar o papel estratégico da gestão de pessoas como gerador de valor, liderança e trabalho em equipe com êxito em suas ações profissionais.
- Criar estratégias na gestão de pessoas como facilitadora do desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais.
- Analisar criticamente as relações interpessoais no cotidiano do trabalho, suas contradições, conflitos e motivações na construção de um clima organizacional saudável e produtivo pautado na comunicação eficaz.
- Atuar na redução de tensões, resolução de conflitos, bem como na promoção da autoestima dos indivíduos e na motivação das equipes do contexto organizacional.
- Identificar e correlacionar os conteúdos estudados na disciplina de Comportamento Organizacional com a realidade vivenciada no mercado de trabalho.
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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- Compreender os fundamentos, processos, tipos e funções da comunicação.
- Compreender a comunicação como facilitadora do desenvolvimento organizacional;
- Compreender o papel estratégico do líder no processo de capacitação de pessoas;
- Analisar criticamente as relações interpessoais no cotidiano de trabalho, suas contradições, conflitos e as possibilidades de construção de um clima organizacional saudável e produtivo pautado na comunicação.
-Atuar na resolução de conflitos no contexto organizacional.
-Identificar e correlacionar os conteúdos estudados com a realidade vivenciada no mercado.
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DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS |
54
Propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre dinâmica grupal, bem como o desenvolvimento de habilidades correlatas, capacitando-os a atuarem como facilitadores de grupo. Oferecer subsídios para coordenar atividades grupais por meio de aplicação de dinâmicas de grupo a serem utilizadas na área organizacional. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de dinâmicas e técnicas grupais nas Organizações.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ESTATÍSTICA APLICADA |
54
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
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ÉTICA EMPRESARIAL |
54
A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões.
Objetivos Específicos
Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos:
- Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
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EXT.: COMO EMPREENDER COM SUCESSO |
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EXT.: FÁBRICA DE SOFTWARE |
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EXT.: UNIUBE CODERS |
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EXT.: VIVER DIREITO |
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EXTENSÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS |
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O objetivo do componente consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão, analisando o processo de evolução da gestão de pessoas, buscando o ajuste na relação indivíduo x organização a partir da compreensão das estratégias e dos aspectos técnicos utilizados para o gerenciamento humano nas organizações.
Motivar os alunos para a proposição de novas abordagens para a Gestão de Pessoas, a partir de uma postura crítico-reflexiva sobre os aspectos do gerenciamento humano analisados.
Promover o pensamento estratégico através da inovação e da educação corporativa.
Conhecer a importância dos fundamentos de gestão de pessoas no contexto organizacional e o imprescindível papel do gestor de pessoas nas organizações contemporâneas e na sociedade do conhecimento.
Propiciar ao aluno a necessária formação teórica e pratica de um gestor de Recursos Humanos, sempre atendo as demandas das empresas, dentro de um atuar crítico, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas apresentadas ao profissional de RH, mas, voltado a ética profissional.
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
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Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e instrumentos para a gestão dos recursos humanos da organização, através do embasamento científico, preparando-os para gerenciar os impactos do fator humano aos resultados da empresa.
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GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS |
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GESTÃO POR COMPETÊNCIAS |
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INFORMÁTICA APLICADA |
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A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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LEGISLAÇÃO SOCIAL E PREVIDENCIÁRIA |
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Objetivos Gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos Específicos: Propiciar aos futuros contabilistas, conhecimentos básicos da legislação social e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
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MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
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Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
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PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
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Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO |
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PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO DE PESSOAS |
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RECRUTAMENTO E SELEÇÃO |
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Fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações.
Propiciar ao aluno, o conhecimento dos conceitos e categorias fundamentais do recrutamento e seleção nas organizações mediante orientações especifica, com o escopo de viabilizar a construção de um conhecimento solido para os demais campos de conhecimentos do sistema de Gestão em Recursos Humanos.
Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de recrutamento e seleção.
Conhecer as principais atividades e procedimentos dos subsistemas de recrutamento e seleção de pessoal e a operacionalização em diferentes organizações.
Entender os tipos de recrutamento, bem como suas vantagens e desvantagens.
Compreender as ferramentas de Seleção e a importância de cada etapa do processo seletivo.
Avaliar os indicadores do processo de recrutamento e seleção de pessoal.
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ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL |
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Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito deste componente é capacitar o aluno na análise dos processos de rotinas de administração de pessoal em consonância com as expectativas estratégicas das organizações, levando em consideração a prestação de serviços, atendendo as necessidades dos trabalhadores e o cumprimento das obrigações trabalhistas, Previdenciárias e Tributárias.
Desenvolver o aprendizado das rotinas trabalhistas, previdenciárias e tributárias relacionadas com o Departamento de Pessoal. Analisar os aspectos da legislação que interferem na relação de emprego (empregado e empregador). Operacionalizar os documentos legais inerentes ao Departamento de Pessoal. Calcular folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisão contratual, bem como fazer análise sistêmica do processo.
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SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO |
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Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos administrativos e o conhecimento construído no decorrer do curso de administração na orientação de negócios na forma de consultoria e/ou assessoria empresarial. Fazendo com que o aluno interprete, elabore e analise cenários empresariais, avaliando o ambiente interno e externo, diagnosticando possíveis patologias administrativas e evidenciando pontos positivos e oportunidades de mercado, orientando os gestores de empresas dos mais diversos segmentos. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão das diferentes culturas administrativas, presentes nas organizações para que, dessa forma, o mesmo possa aplicar as ferramentas mais adequadas de negociação e orientação aos gestores.
Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possa trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Entende-se como "senso crítico" a capacidade de avaliar a qualidade da informação recebida enquanto gestor e ou consultor. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso:
- Identificar problemas administrativos aplicando as teorias trabalhadas no curso.
- Elaborar diagnóstico empresarial e apontar sugestões fundamentadas nas teorias existentes para solução de problemas e melhoria de processos.
- Auxiliar e/ou assessorar gestores para tomar decisões.
- Tomar decisões em relação às melhores alternativas a serem utilizadas na melhoria de processos e na gestão de negócios.
- Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;
- Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
54
Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão.
Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial; Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão; Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica; Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional; Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais.
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TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
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Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
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TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO/AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
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