A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR |
69
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere à anatomia macroscópica do corpo humano com ênfase no aparelho locomotor abordando a osteologia, artrologia e miologia em seus aspectos descritivos e funcionais.
Objetivos específicos:
- Apresentar termos técnicos e os princípios básicos de estruturação corporal, que possibilitam a compreensão do todo e das partes do sistema musculoesquelético;
- Desenvolver a capacidade de identificação e discriminação das estruturas anatômicas em estudos práticos em osteologia, artrologia e miologia;
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- Relacionar através do contato com peças anatômicas a localização da estrutura e com outros elementos;
- Ilustrar de imagens de peças anatômicas;
- Categorizar estruturas anatômicas por segmentos corporais, ações e estruturas.
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico referente à importância do estudo da anatomia do aparelho locomotor para as demais áreas de conhecimento.
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APRENDIZAGEM MOTORA |
39
Geral
Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino
Específicos
Identificar e diferenciar os estágios de aprendizagem de habilidades motoras;
Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;
Citar e discutir a importância da atenção e memória de curto prazo no processo de ensino aprendizagem de habilidades motoras;
Discutir a função do professor no ensino de habilidades motoras;
Elaborar, aplicar e relatar experimentos práticos na área de aprendizagem motora.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO |
54
A unidade curricular Bioquímica e Exercício tem como objetivo principal discutir a estrutura, a função e o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Além disso, apresentar a estrutura e as propriedades da água, das vitminas e dos minerais, discutindo seu papel na fisiologia. Finalmente, a disciplina pretende discutir o papel dos tampões biológicos e das vias metabólicas acessórias, como a degradação do heme e das bases nitrogenadas, no funcionamento normal do organismo e sua relação com a atividade física.
Diante desses objetivos, a disciplina pretende desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento da estrutura e da utilização dos combustíveis empregados pelo organismo em seu funcionamento usual e especialmente durante a atividade física, permitindo que os egressos tenham competência para justificar a escolha de um nutriente energético em detrimento de outro, bem como entender o papel que cada nutriente desempenha na fisiologia do organismo em repouso e durante o exercício. Também pretende trabalhar os conteúdos necessários para que o egresso tenha a competência para relacionar as vitaminas e os minerais ao metabolismo, fornecendo assim uma base para futuras disciplinas como a Fisiologia do Exercício e Nutrição e Exercício.
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
123
Objetivo Geral:
Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos.
Objetivos Específicos:
Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética.
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CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
84
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CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO |
54
Ao nos referirmos à educação, sempre o fazemos como um processo pleno do ser humano, e é nesse sentido que focamos o centro dos nossos referenciais teóricos de maneira que o aluno possa compreender o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, respeitando as etapas do desenvolvimento e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Concebemos o papel do professor como mediador das aprendizagens do aluno em um processo que estimule a autonomia na relação professor-aluno-conhecimento.
Dessa forma, este componente curricular Crescimento e Desenvolvimento Humano objetiva estudar os princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Analisar os mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo e ainda averiguar a curva de crescimento físico e da sequência de desenvolvimento motor.
Ao termino do estudo deste Componente Curricular o aluno estará apto a desenvolver as seguintes habilidades de competências:
- Conceituar e reconhecer os objetivos do desenvolvimento motor.
- Analisar as características gerais dos diferentes estágios do crescimento e desenvolvimento humano;
- Analisar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor;
- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de desenvolvimento nos diversos esportes e respeitá-los nas situações de ensino e treinamento.
- Reconhecer estabilidades nos padrões fundamentais de movimento.
- Conhecer as principais abordagens que fundamentam o ensino das habilidades motoras;
- Reconhecer os estágios de aquisição de habilidades motoras;
- Identificar os componentes da aptidão física em crianças e adolescentes;
- Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor infantil;
- Elaborar e acompanhar as atividades físicas pertinentes às diversas faixas etárias e aos diversos momentos do desenvolvimento, bem como atuar na identificação de situações onde o desenvolvimento não esteja ocorrendo de forma adequada e onde cabe a interferência do profissional de Educação Física.
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DANÇA
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54
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DIDÁTICA |
54
Ao final dos estudos realizados espera-se que o aluno seja capaz de:
- Dominar os conceitos mais gerais da Pedagogia e da Didática e suas inter-relações sistémicas.
- Desenvolver uma compreensão clara do processo de ensino-aprendizagem e de seus componentes didáticos e humanos, com base na teoria didática mais atual.
- Explicar diferentes concepções pedagógicas sobre o trabalho docente e a sala de aula, como podem ser a formação de competências e a Pedagogia de projetos, por exemplo.
- Planejar e acompanhar adequadamente o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.
- Avaliar adequadamente a aprendizagem, tendo como suporte teórico as teorias mais avançadas sobre a avaliação escolar.
- Pensar cientificamente o trabalho docente, a função social da escola e a profissão professor.
- Ter desenvolvido o pensamento crítico e a autoria por meio da avaliação dos autores e textos estudados.
- Ter desenvolvido habilidades e hábitos intelectuais para a leitura eficiente e a escrita acadêmica.
- Ter formado valores cidadãos, éticos, profissionais e de respeito as alteridades.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER |
51
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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA |
39
Este componente curricular Educação Física Inclusiva objetiva trabalhar os conceitos e classificações das deficiências; a inclusão da pessoa com necessidades especiais nas atividades físicas adaptadas; desenvolvendo no aluno competências e habilidades para trabalhar com a pessoa com deficiência.
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EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I |
39
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EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL II |
39
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESPORTES ADAPTADOS |
54
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ESPORTES COLETIVOS I |
84
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ESPORTES COLETIVOS II |
84
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ESPORTES INDIVIDUAIS |
96
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ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA |
54
Propiciar aos acadêmicos do Curso de Educação Física, informações básicas a respeito dos diferentes esportes de aventura e/ou radicais, realizados de maneira lúdica ou competitiva, bem como também, promover maior conscientização da realização dos mesmos em contato com a natureza, sem agredi‐la.
Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do agir humano.
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ESPORTES REGIONAIS |
54
O componente curricular caracteriza por conteúdos teóricos e práticos, abordados em sala de aula e desenvolvidos nos locais pertinentes a cada modalidade. Objetiva fundamentar o aluno de estudo e de ampliação a motricidade humana, numa concepção humanista e generalista de análise crítica, e nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano, e, que privilegiem estratégias metodológicas com abordagem interdisciplinar que supere a fragmentação do conhecimento e colabore para a visão da totalidade, respeitando a diversidade.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
183
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ÉTICA E DEONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
39
O componente curricular Ética e Deontologia da Educação Física pretende contribuir para que o estudante desenvolva as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional. Para tanto, tem por objetivos:
- Desenvolver o domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados;
- Compreender conceitos básicos sobre Ética e Moral;
- Identificar aspectos gerais da Ética do Profissional da Saúde;
- Oferecer a oportunidade de discutir e conhecer as leis que regem o exercício legal da Educação Física no campo Social e Moral no sentido de promover o exercício legal da profissão.
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EXT.: ALONGUE-SE |
72
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EXT.: AMIZADE COMPATÍVEL - UMA DOAÇÃO PARA A VIDA |
72
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EXT.: EXERCITE HIPER |
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EXT.: FÓRMULA DE CUIDADO |
72
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EXT.: VIVENDO O ATLETISMO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO |
81
Ao término dos estudos desenvolvidos na disciplina, o aluno deverá ter alcançado algumas habilidades e competências como capacidade de identificar e compreender as alterações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo esforço físico, capacidade de modular respostas metabólicas que interferem direta ou indiretamente no desempenho do ser humano.
Assim sendo, entende-se que o conteúdo programático abordado na disciplina forneça subsídios suficientes para que o aluno possa elaborar programas de condicionamento/treinamento físicos para indivíduos de diferentes níveis físicos e idades e sexo (atletas, sedentários, crianças, idosos, etc.), assim como promover as adaptações desejadas dentro desses programas, sejam elas nos sistemas centrais ou periféricos. Considerando o caráter prático da disciplina, espera-se que os alunos possam operar corretamente os diversos equipamentos necessários a esses fins, bem como avaliar adequadamente a condição física dos indivíduos a partir da correta interpretação dessas avaliações.
Possibilitar ao aluno, que ao final da disciplina ele possa compreender as adaptações fisiológicas sofridas pelo organismo humano, mediante os diversos modelos de treinamento físico, aplicáveis na promoção da saúde, no atendimento em casos de reabilitação física pós patologias e no treinamento específico para atletas de performance.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
84
A disciplina tem os seguintes objetivos:
a) fazer escolhas e tomar decisões educacionais de acordo com princípios antropológicos, sociológicos e filosóficos ue considerem os processos de constituição humana e que contemplem a diversidade humana;
b) agir como mediador dos conhecimentos a serem construídos pelo estudante, levando-se em conta os saberes do educandos, e os recursos tecnológicos disponíveis como meios de promoção do desenvolvimento humano;
c) vivenciar uma educação plural, aberta à diversidade e à singularidade, que promova a valorização da vida e que acolha as diferentes identidades e processo de formação do pensamento do homem;
d) assumir lideranças e contribuir para despertar novas lideranças; posicionar-se de forma democrática e crítica diante dos desafios que se apresentam no cotidiano das instituições educacionais;
e) apresentar postura profissional adequada à compreensão de situações e relações interpessoais que ocorrem na escola e em outros ambientes de aprendizagem;
f) compreender a dinâmica cultural existente nas sociedades contemporâneas, para que possa atuar de forma ética em relação aos problemas socioculturais e educacionais, percebendo a necessidade de adoção de medidas que visem à melhoria da qualidade do ensino e a superação da exclusão social.
g) apropriar das tendências teóricas e concepções de educação;
h) discutir emas contemporâneos para o pensamento e a ação da pedagogia: arte, ciência, consciência, epistemologia, ética, estética, política, religião e senso comum.
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE |
54
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GINÁSTICA GERAL E COMPETITIVA |
69
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere a evolução da ginástica até o momento atual, suas variações e as manifestações corporais por meio de movimentos que visam o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras, como também o desenvolvimento das Ginásticas Competitivas, abordando desde seu surgimento até processos metodológicos de aplicação.
Objetivos Específicos:
- Apresentar as diferentes escolas de ginástica que são a base fundamental da ginástica e da Educação Física como um todo.
- Desenvolver o conhecimento dos segmentos corporais bem como dos movimentos básicos que tais segmentos realizam, posicionamentos e formações.
- Promover o conhecimento sobre as qualidades físicas treináveis por meio de manifestações corporais desenvolvidas na ginástica.
- Desenvolver a capacidade de elaboração de atividades que envolvam exercícios generalizados e naturais para diferentes faixas etárias.
- Capacitar o aluno a diferenciar as várias possibilidades da ginástica que podem ser executadas (demonstrativa, formativa, competitiva, militar, laboral).
- Apresentar aparelhos oficiais e materiais alternativos utilizados em múltiplas possibilidades na prática da ginástica.
- Capacitar o aluno a identificar possíveis riscos de determinados movimentos para um aluno ou grupo de alunos e aplicar medidas preventivas de lesões ou de intercorrências físicas.
- Proporcionar atividades práticas nas quais os alunos tenham noções básicas de como montar uma sequência de exercícios com e sem música e que podem ser realizadas em diferentes espaços entre eles a escola.
- Identificar o contexto sócio-histórico-cultural das Ginásticas Competitivas.
- Estudar o código de pontuação das modalidades.
- Vivenciar educativos de manejos de aparelhos.
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
39
O componente curricular História da Educação Física pretende contribuir para que o alunado desenvolva as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional. Para tanto, tem por objetivos:
- O desenvolvimento do domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.
- A compreensão da relevância do estudo da História da Educação Física e do esporte e a sua relação com os contextos político, cultural, histórico e social de cada época.
- O conhecimento acerca da produção de conhecimento no campo da Educação Física.
- A identificação das concepções e tendências da Educação Física brasileira.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
84
- compreender os fundamentos dos debates teórico-metodológicos que se desdobram no campo da investigação da história da educação no Brasil e seus reflexos no âmbito social;
- compreender a evolução histórica da concepção de educação no Brasil e analisar sobre as transformações decorrentes dos valores de cada época em nosso país;
- compreender o desenvolvimento dos processos de identidade e autonomia relacionando aos aspectos ligados às políticas educacionais e contextos sócio-políticos;
- desenvolver o espírito crítico dos alunos em relação aos conteúdos estudados, procurando capacitá-los para o desempenho de papeis sociais e profissionais voltados para o desenvolvimento da autonomia e criticidade.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
54
A disciplina de História Geral da Educação tem como objetivo geral a busca pela compreensão da trajetória histórica dos processos educacionais, de que forma as interferências políticas, sociais, culturais e econômicas envolveram essa trajetória e, consequentemente, compreender os desdobramentos que advém desse processo sócio-histórico. Além disso, a disciplina tem como perspectiva de atuação o desenvolvimento da criticidade e a ampliação da capacidade de reflexão acerca da realidade e seus processos. Como objetivos específicos, a disciplina de História Geral da Educação busca: compreender os fundamentos dos debates teórico-metodológicos que se estabelecem no contexto da História e da História da Educação; analisar criticamente os contextos sócio-históricos a fim de compreender o processo de construção da educação e quais as permanências e rupturas estabelecidas nesse contexto; desenvolver a criticidade a fim de possibilitar ao discente um olhar crítico a respeito das diretrizes pedagógicas estabelecidas em cada tempo histórico e permitir a capacidade inferencial de analisar o próprio contexto temporal; desenvolver uma percepção ampliada de cada tempo histórico e suas características a fim de desestruturar possíveis olhares anacrônicos acerca do processo sócio-histórico da educação; caracterizar a construção sócio-histórica do conceito de infância e as relações estruturais que possibilitam esse desenvolvimento; compreender o conceito de infância na contemporaneidade e ser capaz de relacioná-lo à estrutura sócio-histórica atual; desenvolver os espírito crítico dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina a fim de capacitá-los para uma prática profissional crítica, ampliada.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS |
54
Neste componente curricular será evidenciada a relação do jogo, brinquedo e brincadeira com o processo educativo e sua estreita ligação entre a atividade motora e a atividade cognitiva ao longo dos primeiros ciclos da vida ser humano. Sendo assim, este componente curricular pretende oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência o conhecimento elaborado sobre jogo, brinquedo e brincadeira.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
54
- Explicar o conceito de Língua Brasileira de Sinais-Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos;
- Demonstrar a história da Libras como elemento constituidor de identidade e da cultura surda;
- Considerar os fatores linguísticos e culturais no processo de interação e comunicação com a pessoa surda.
- Mediar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades de pessoas surdas e não surdas, em interação.
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LUTAS |
54
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MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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METODOLOGIA DA PESQUISA |
54
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado;
- Compreender a função dos sistemas orgânicos;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos, que complementem o conteúdo estudado.
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PEDAGOGIA DO ESPORTE |
39
O componente curricular pretende contribuir para que o alunado desenvolva as seguintes competências e habilidades:
- Domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.
- Compreensão da importância das capacidades cognitivas, técnica e tática para o rendimento esportivo;
- Conhecimento dos estudos e as implicações acerca da competição, iniciação e da formação esportiva;
- Domínio das questões teóricas e práticas referentes às principais propostas metodológicas para o ensino dos esportes coletivos.
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POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
54
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral:
Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
- Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
- Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
- Reconhecer a cinemática do trauma;
- Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
- Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
- Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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O componente institucional Psicologia da Educação se correlaciona aos demais componentes curriculares do curso de Graduação em Pedagogia e proporciona ao acadêmico a ampliação de seus conhecimentos acerca dos processos de formação, a partir dos estudos acerca dos princípios, técnicas e conceitos psicológicos aplicados no contexto educacional ou em outros espaços educativos que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento humano. Os estudos proporcionados pela Psicologia da Educação:
- possibilitam a aplicação dos princípios psicológicos aos fenômenos educativos proporcionado pelo estudo das abordagens psicológicas e as diferenças existentes na relação professor-aluno características dessas abordagens;
- contribuem para uma melhor compreensão, planejamento e melhoria dos processos educativos, em uma perspectiva multidisciplinar.
- viabilizam melhor compreensão acerca dos processos de aprendizagem presentes nas diversas fases da vida do homem, bem como as características psicológicas presentes em cada fase.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
27
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