ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
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OBJETIVOS GERAIS:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS |
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Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas.
Objetivos Específicos
Entender o conceito de lógica como ciência;
Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia;
Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas.
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ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
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Objetivos Gerais:O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP.
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CÁLCULO DIFERENCIAL |
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Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos específivos:
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 2 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 3 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 4 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 5 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 6 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 7 |
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COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 8 |
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Objetivos Gerais
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século. Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
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