ARTE BRASILEIRA |
72
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História e Identidade da Arte Brasileira
- Compreender o desenvolvimento da arte brasileira no contexto das transformações culturais, políticas e sociais do país.
- Explorar a identidade artística brasileira, marcada pela diversidade de influências e pelo sincretismo cultural.
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Modernismo e a Semana de Arte Moderna de 1922
- Analisar o impacto da Semana de Arte Moderna e o desenvolvimento do modernismo como busca por uma identidade artística nacional.
- Estudar as principais figuras do movimento modernista e suas contribuições para a arte e cultura do Brasil.
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Arte Concreta e Abstrata no Brasil
- Entender o surgimento e a importância da arte concreta e da arte abstrata no Brasil como uma ruptura com a tradição figurativa.
- Investigar o papel dos grupos artísticos como Ruptura e Frente na difusão da arte abstrata.
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Arte Contemporânea e Questões Sociais
- Identificar as características da arte contemporânea brasileira e o papel do mercado de arte.
- Refletir sobre a arte contemporânea como meio de crítica e reflexão sobre questões sociais, políticas e ambientais.
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ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO |
96
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Conceito e História da Arte
- Analisar o conceito de arte e suas transformações ao longo do tempo, desde a filosofia clássica até a contemporaneidade.
- Compreender o papel do artista e da obra de arte no contexto cultural e social.
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Cultura e Cidadania Cultural
- Explorar o conceito de cultura, suas expressões e importância para a formação da identidade social e individual.
- Discutir a cidadania cultural e o direito à cultura como fatores de inclusão e preservação da diversidade.
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Patrimônio Cultural e Identidade
- Conceituar patrimônio cultural e entender sua importância para a preservação da memória coletiva.
- Abordar os desafios da preservação do patrimônio cultural e suas políticas de salvaguarda.
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Legislações e Cartas Patrimoniais
- Analisar as legislações nacionais e internacionais sobre patrimônio e suas influências na proteção dos bens culturais.
- Compreender o papel das Cartas Patrimoniais no desenvolvimento de políticas públicas para a preservação cultural.
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ARTE E EDUCAÇÃO |
96
Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
48
Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE |
96
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CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
96
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA DIGITAL |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ELEMENTOS DA LINGUAGEM EM ARTES VISUAIS |
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ENSINO FUNDAMENTAL |
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: ENSINO MÉDIO |
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ENSINO FUNDAMENTAL |
120
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ENSINO MÉDIO |
120
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ESTÉTICA |
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Neste componente o enfoque é voltado para o conhecimento da história da arte, em seus diferentes momentos e tendências, com técnicas e tecnologias relacionadas às linguagens artísticas, modos de leituras das obras de arte, processos de criação em artes visuais, contribuindo para a formação humana e criação estética nos diferentes contextos sociais e profissionais.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos na formação de profissionais qualificados para atuar em sociedade utilizando-se da pesquisa, criação artística e na reflexão acerca do fenômeno estético no âmbito das artes visuais.
Objetivos Específicos
Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador
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EXPRESSÃO ARTÍSTICA I: OFICINAS DE EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS |
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EXPRESSÃO ARTÍSTICA II: OFICINAS DE EXPRESSÃO EM MÚSICA |
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EXPRESSÃO ARTÍSTICA III: OFICINAS DE EXPRESSÃO EM TEATRO |
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EXPRESSÃO ARTÍSTICA IV: OFICINAS DE EXPRESSÃO EM DANÇA |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FOLCLORE BRASILEIRO |
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FOTOGRAFIA |
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
72
Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
-
Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
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Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
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Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
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Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
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Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
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HISTÓRIA DA ARTE |
72
- Definir Arte.
- Refletir sobre as origens da Arte.
- Conhecer as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
- Conhecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
- Identificar o panorama histórico, artístico e cultural dos períodos da Arte: Grega, Renascimento, Moderna e Barroco.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seu objetivo geral é:
- analisar a evolução da educação ao longo dos diferentes períodos da História da Humanidade, compreendendo suas interações com as sociedades e culturas, assim como os reflexos das relações políticas e econômicas, a fim de desenvolver uma compreensão abrangente da educação como fenômeno histórico e social.
Seus objetivos específicos são:
- investigar a relação entre História da Educação e a diversidade de sociedades e culturas em diferentes períodos, examinando como contextos históricos moldaram abordagens educacionais;
- analisar a educação como prática social, considerando seu papel na construção e transformação das estruturas políticas e econômicas ao longo dos tempos;
- explorar os fundamentos da educação nas comunidades primitivas e na Antiguidade Oriental, identificando elementos que influenciaram as práticas educativas nesses contextos;
- examinar as características da educação no mundo clássico, investigando como sociedades gregas e romanas moldaram sistemas de ensino e transmissão de conhecimento;
- investigar a influência da educação medieval na formação do pensamento, considerando as contribuições das instituições religiosas e filosóficas na educação;
- compreender as mudanças na educação durante a era moderna, destacando as transformações sociais, científicas e filosóficas que moldaram os sistemas educacionais;
- analisar as continuidades e rupturas nas práticas educacionais ao longo da História, identificando elementos que persistem e as inovações introduzidas em diferentes épocas.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
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. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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MUSEOLOGIA E CURADORIA |
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História e Conceitos da Museologia e Curadoria
- Estudar a origem e evolução dos museus e da prática curatorial, compreendendo seu papel histórico e contemporâneo na sociedade.
- Reconhecer o papel dos museus na preservação da cultura e na formação de identidades sociais e culturais.
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Práticas Curatoriais e Expografia
- Desenvolver habilidades para planejar, organizar e montar exposições, considerando a relação entre curadoria, expografia e público.
- Explorar o conceito de expografia participativa e inclusiva, promovendo o envolvimento do público na experiência museológica.
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Patrimônio Cultural e Comunicação Museológica
- Analisar o papel do patrimônio cultural como vetor de comunicação e educação, destacando a mediação entre acervo e público.
- Refletir sobre o impacto social e educativo das exposições, valorizando o diálogo com diferentes grupos culturais.
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Metodologias de Ação Educativa em Museus
- Desenvolver estratégias educativas que ampliem a acessibilidade e a compreensão do acervo museológico pelo público.
- Aplicar metodologias ativas que favoreçam a participação do visitante, construindo uma abordagem educativa na curadoria.
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PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ARTE |
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PLANEJAMENTO EM ARTES VISUAIS: CRIAÇÃO E APRENDIZAGEM |
72
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Pressupostos Teórico Metodológicos
- Compreender o desenvolvimento histórico e as abordagens teóricas do ensino de Artes Visuais no Brasil.
- Relacionar os conceitos de Arte/Educação, considerando as abordagens de autores como Dewey, Freire e Ana Mae Barbosa.
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Planejamento Educacional e Metodologias Criativas
- Desenvolver habilidades para planejar aulas de Artes Visuais, considerando as especificidades da faixa etária e do contexto cultural dos alunos.
- Aplicar a abordagem triangular (fazer, apreciar e contextualizar) ao planejamento das aulas.
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Legislação e Documentos Norteadores
- Conhecer a legislação que fundamenta o ensino de Arte no Brasil, como a LDB, os PCNs e diretrizes complementares.
- Analisar a aplicabilidade dessas leis e documentos no contexto da prática docente.
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Linguagens Artísticas e Interdisciplinaridade
- Explorar diferentes linguagens artísticas no ensino de Artes Visuais: pintura, escultura, desenho, cinema, fotografia, entre outras.
- Compreender a importância da interdisciplinaridade e do diálogo com outras áreas do conhecimento.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE BRASILEIRA |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSOS CRIATIVOS |
120
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Desenvolvimento da Criatividade
- Fomentar a sensibilidade criativa e a capacidade de expressão dos alunos.
- Identificar técnicas e métodos que incentivem a autonomia e a espontaneidade no ensino de Artes Visuais.
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Planejamento Pedagógico e Metodologias Ativas
- Elaborar atividades e projetos educacionais voltados para o desenvolvimento do processo criativo nas aulas de Artes Visuais.
- Aplicar metodologias ativas e o conceito de ateliê como espaço de experimentação artística e aprendizado colaborativo.
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Interpretação e Reflexão Crítica
- Desenvolver a habilidade de análise crítica das manifestações artísticas e culturais.
- Promover a contextualização das atividades criativas no ambiente educacional, respeitando a diversidade cultural e as práticas inclusivas.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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