ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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CONTROLE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO |
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Promover o desenvolvimento pessoal por meio da compreensão acerca das diferentes dimensões que constituem o homem, favorecendo um processo que permita o autoconhecimento, a busca por equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida, para si e para o outro, na perspectiva da alteridade, do altruísmo e da responsabilidade social., subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Gestão da Qualidade;, fomentar o desenvolvimento da visão crítica e da postura reflexiva necessárias à aprendizagem criativa e ao desenvolvimento dos padrões de autonomia, ética e responsabilidade implicadas no cenário político, econômico, social e legal da sua área de atuação profissional;, disseminar a cultura da qualidade e da produtividade na organização, mobilizando saberes e experiências com foco na promoção da qualidade das atividades corporativas e no gerenciamento do fluxo da informação e da comunicação relativa à qualidade e produtividade
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com a análise da viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as)compreendam a aplicabilidade dos projetos de investimentos em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos básicos da Administração Financeira, no que concernem à elaboração e a análise de projetos de investimentos;
- Diferenciar métodos de análise de investimentos;
- Aprofundar os conceitos relacionados à utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
- Relembrar conceitos da Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Financeira.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENGENHARIA DE MÉTODOS E PRODUTIVIDADE
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ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
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A disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho proporciona a reflexão sobre a importância da aplicação dos conceitos de segurança do trabalho durante as atividades laborais dos trabalhadores, assim como amplia sua visão sobre ergonomia, visando proporcionar um local de trabalho confortável, saudável e seguro.
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos
- Conhecer a evolução histórica da saúde e segurança no trabalho;
- Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho;
- Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho;
- Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
- Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho;
- Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade;
- Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho;
- Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio;
- Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam;
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ESTATÍSTICA APLICADA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FILOSOFIA LEAN DE GESTÃO |
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
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GESTÃO DA PRODUÇÃO |
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Objetivos Gerais
Contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos, necessitam de modelos e ferramentas de gestão adequados para que sua sobrevivência seja garantida;
Contribuir para a difusão e aperfeiçoamento dos conceitos da Gestão da Produção, como parte importante para o aumento da competitividade das organizações.
Objetivos Específicos
Desenvolver nos (nas) alunos (as) um espírito crítico permitindo que, ao participarem da gestão das organizações, possam permanentemente questionar sobre os métodos e processos adotados na Gestão da Produção, e estejam capacitados (as) a buscar as melhores respostas às indagações;
Capacitar o (a) aluno (a) a participar, compreender e desenvolver atividades de Gestão da Produção e avaliar os impactos no desempenho da organização.
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GESTÃO DE MATERIAIS |
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GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES |
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Subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Gestão da Qualidade;, fomentar o desenvolvimento da visão crítica e da postura reflexiva necessárias à aprendizagem criativa e ao desenvolvimento dos padrões de autonomia, ética e responsabilidade implicadas no cenário político, econômico, social e legal da sua área de atuação profissional;, promover a capacitação discente no que se refere à avaliação dos procedimentos, das práticas e das rotinas internas e externas vinculadas à qualidade e produtividade;, possibilitar a inserção e a permanência do profissional tecnólogo em Gestão da Qualidade no mundo do trabalho, bem como a continuidade dos estudos para capacitação permanente e/ou no âmbito da pesquisa acadêmica.
Elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização;, disseminar a cultura da qualidade e produtividade na organização, mobilizando as pessoas para agirem com qualidade em todas as atividades corporativas;, capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade;, elaborar e gerenciar estratégias para obtenção de certificações;
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GESTÃO LOGÍSTICA |
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Objetivo geral: Compreender a import�ncia da Gest�o da Log�stica e a Gest�o da Cadeia de Abastecimento, seus fundamentos, objetivos e fun��es. Objetivos espec�ficos: Entender a gest�o de materiais como um processo log�stico, que interfere no resultado de toda a organiza��o. Conhecer o processo de log�stica de distribui��o e entender sua interface com as demais �reas dentro da organiza��o. Compreender o processo da Cadeia de Abastecimento como vantagem competitiva � qualquer estrutura organizacional.
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INDÚSTRIA 4.0 |
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INFORMÁTICA APLICADA |
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A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
96
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MÉTODOS QUANTITATIVOS |
72
Promover o desenvolvimento pessoal por meio da compreensão acerca das diferentes dimensões que constituem o homem, favorecendo um processo que permita o autoconhecimento, a busca por equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida, para si e para o outro, na perspectiva da alteridade, do altruísmo e da responsabilidade social., subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Gestão da Qualidade;, fomentar o desenvolvimento da visão crítica e da postura reflexiva necessárias à aprendizagem criativa e ao desenvolvimento dos padrões de autonomia, ética e responsabilidade implicadas no cenário político, econômico, social e legal da sua área de atuação profissional;, formar profissionais tecnólogos capazes de planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade, assim como de realizar mapeamento de processos organizacionais de acordo com indicadores de qualidade e produtividade, e, ainda, elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, promover a capacitação discente no que se refere à avaliação dos procedimentos, das práticas e das rotinas internas e externas vinculadas à qualidade e produtividade;, disseminar a cultura da qualidade e da produtividade na organização, mobilizando saberes e experiências com foco na promoção da qualidade das atividades corporativas e no gerenciamento do fluxo da informação e da comunicação relativa à qualidade e produtividade;, possibilitar a inserção e a permanência do profissional tecnólogo em Gestão da Qualidade no mundo do trabalho, bem como a continuidade dos estudos para capacitação permanente e/ou no âmbito da pesquisa acadêmica.
Planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realizar mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade;, elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização;, disseminar a cultura da qualidade e produtividade na organização, mobilizando as pessoas para agirem com qualidade em todas as atividades corporativas;, gerenciar e dar manutenção ao fluxo de informação e comunicação na empresa;, capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade;, elaborar ferramentas para minimizar a incidência de falhas;, elaborar e gerenciar estratégias para obtenção de certificações;, desenvolver programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos;, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
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METROLOGIA |
72
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NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO |
72
Planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realiza mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade;, elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização;, disseminar a cultura da qualidade e produtividade na organização, mobilizando as pessoas para agirem com qualidade em todas as atividades corporativas;, capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade;, elaborar ferramentas para minimizar a incidência de falhas.
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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS |
48
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PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I |
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PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II
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PRÁTICA LABORATORIAL DE AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS |
18
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PRÁTICA LABORATORIAL DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I |
12
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PRÁTICA LABORATORIAL DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II
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12
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PROJETO INTEGRADO - ATIVIDADE EXTENSIONISTA |
72
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA |
72
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
72
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
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SISTEMAS DE PRODUÇÃO |
72
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
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Objetivo Geral
Possibilitar ao(a) acadêmico(a) do curso de Administração compreender os fatos históricos que deram sustentação para o desenvolvimento da Ciência Administrativa, bem como, dotá-lo(a) de conhecimento de como ocorrem os problemas, fatos, processos e sistemas administrativos através de suas teorias e escolas.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar o conhecimento dos papeis do(a) administrador(a);
- Identificar a administração como ciência ou arte ou profissão;
- Potencializar o perfil de liderança e os comportamentos e características empreendedoras na formação do(a) profissional que poderá atuar na área empresarial;
- Compreensão dos motivos que levaram ao surgimento de cada teoria, assim como, a importância e contribuições que cada uma delas exerce no conhecimento ambiental (interno e externo) das organizações;
- Entender e interpretar os vários conceitos de administração, com os seus princípios e níveis;
- Permitir a visualização da conjuntura em que as organizações estão inseridas no mundo globalizado e altamente competitivo; e, finalmente,
- Incentivar de forma criativa e crítica, uma postura proativa e outras atitudes coerentes com sua formação profissional.
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