ANTROPOLOGIA CULTURAL |
96
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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DIREITO CONSTITUCIONAL |
72
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DIREITO INTERNACIONAL |
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DIREITOS HUMANOS |
96
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ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
72
Objetivo Geral
- Desenvolver no aluno habilidades pautadas na capacidade de analisar os fatores que determinam o processo de desenvolvimento estrutural da economia brasileira e seus reflexos na tomada de decisão das empresas ao longo dos anos.
Objetivos Específicos
- Capacitar o aluno para que seja capaz de interpretar as mudanças ocorridas na economia brasileira a partir da década de 1950;
- Compreender a introdução do modelo neoliberal nas economias modernas;
- Verificar as mudanças que acontecem na economia mundial em decorrência do advento da globalização;
- Analisar as consequências advindas da abertura comercial e financeira mundial a partir do início da década de 1990, sobretudo no que tange à abertura do mercado nacional ao mercado exterior.
- Desenvolver o senso político, crítico, a partir dos estudos dos governos recentes.
Habilidades
As habilidades e competências desejadas do graduando devem ser coerentes com o esforço em atingir o perfil intermediário/final do curso, atendendo aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais.
O graduando deve desenvolver as habilidades de compreender os conceitos econômicos, bem como utilizar as ferramentas disponíveis de forma a contribuir para a solução dos problemas existentes nas empresas, dadas as constantes mudanças que estão acontecendo na vida das organizações decorrentes dos avanços tecnológico e intelectual.
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ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO |
96
Objetivo da disciplina no curso
Estimular a reflexão histórica, interdisciplinar e contextualizada sobre o setor público, a fim de desenvolver as capacidades crítica e analítica do aluno frente os diferentes cenários e teorias políticas clássicas e contemporâneas que integram a grande área das Ciências Humanas e suas relações com os agentes da economia do setor púbico
Habilidades
- Domínio da bibliografia teórica clássica e da literatura contemporânea relacionada à Ciência Política.
- Compreensão das teorias e dos conceitos relevantes aos estudos circunstanciados pelas diferentes disciplinas das Ciências Sociais.
- Atuar nas carreiras de gestor governamental, consultorias políticas, assessorias parlamentares, assessorias de ONGs, partidos políticos e Institutos de Pesquisa.
- Compreender a atividade política em uma perspectiva analítico-reflexiva, e, consequentemente, as interações entre atores políticos, processos políticos e questões de poder.
Examinar e compreender as dinâmicas políticas em diferentes contextos, avaliar a tomada de decisões políticas, identificar influências e interesses políticos e prever possíveis resultados e consequências políticas.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ESTADO E INSTITUIÇÕES |
72
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ESTRUTURA POLÍTICA E ELEITORAL BRASILEIRA
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96
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIA POLÍTICA
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48
Com a disciplina pretendemos desenvolver consciência crítica e reflexiva: no uso de referenciais teóricos e conceituais que fundamentam a pesquisa, a análise e as reflexões histórico/conjunturais próprias do campo de atuação do cientista político.
Objetivos específicos:
- Ao final dos estudos esperamos que o aluno esteja apto ao diálogo colaborativo em atividades multidisciplinares, de modo a desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política.
Objetivos específicos:
- Analisar as relações e tensões das ações dos sujeitos e as dinâmicas dos processos históricos, percebendo a diversidade e historicidade dos fenômenos.
- Identificar e compreender a diversidade de interpretações, de abordagens e de escolhas teórico- metodológicas na produção de conhecimentos necessários ao exercício da profissão.
- Compreender as relações de poder e exercer a crítica social a partir de análise criteriosa dos fenômenos cotidianos e/ou instrumentos internacionais que formam, conformam e justificam as relações de poder em todos os seus níveis, em particular, entre as nações.
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ÉTICA |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA |
96
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FORMAÇÃO SOCIOHISTÓRICA DO BRASIL |
72
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FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA |
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Nos estudos da disciplina, espera-se que o aluno, ao concluí-la, esteja apto à:
Objetivo geral:
- Compreender os princípios basilares da Filosofia e da Sociologia a partir do pensamento de teóricos que marcaram a história.
Objetivos específicos:
- Entender a construção do pensamento filosófico e sociológico;
- Refletir sobre as principais teorias políticas e sociais elaboradas por filósofos e sociólogos da Antiguidade até o século XIX;
- Relacionar os pensamentos filosóficos e sociológicos apresentados de modo que seja possível se atentar para o suas oposições e complementaridades.
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GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
72
Objetivo Geral
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Gestão de Pessoas na Administração Pública, especialmente no que diz respeito à compreensão elementar dos fenômenos jurídicos atinentes à Administração Pública brasileira. Neste sentido o objetivo geral é propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção crítica e lógico-sistemática da Administração Pública brasileira, seu regime próprio de contratação, de normas e princípios, sua estrutura organizacional, suas atribuições e poderes.
Objetivos específicos:
- Proporcionar fundamentos para que o aluno conheça as particularidades da Gestão de Pessoas enquanto ramo (didático-pedagógico) de estudo científico do Direito;
- Propiciar instrumentos de compreensão elementar sobre a Administração Pública brasileira, com enfoque especial no seu regime jurídico próprio de normas e princípios acerca dos agentes públicos, regimes jurídicos funcionais, organização funcional e regime constitucional.
- Estimular e facilitar o conhecimento básico das peculiaridades das atividades jurídicas da Administração na gestão de pessoas.
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HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO |
96
Os conteúdos estabelecidos para este componente visa permitir que os alunos possam avaliar criticamente o “estado das artes” na Ciência Econômica atual, apreendendo o objeto econômico como um objeto social, política e institucionalmente construído e não como um resultado derivado de leis universais ou de regularidades naturais inescapáveis e trans-históricas.Para tanto, o componente começa por discutir as principais características do pensamento econômico clássico. Em seguida, são discutidas as idéias mais marcantes da escola neoclássica e de algumas teorias econômicas mais recentes, incluindo a revolução Keynesiana e os pensadores mais recentes, com foco indissossiável do pensamento econômico histórico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial.
Assim sendo, o componente História do Pensamento Econômico objetiva criar uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS |
48
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
72
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MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL |
96
Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações.
Objetivos gerais:
● compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia;
● problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos:
● analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade;
● comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista;
● problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa;
● compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa;
● refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII;
● avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo;
● analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos;
● entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia;
● identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular
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O MUNDO CONTEMPORÂNEO E NOVA ORDEM
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96
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
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compreender as relações entre as várias potências europeias que levaram ao desencadear da Primeira Guerra Mundial;
perceber as tensões sociais após a revolução de fevereiro que possibilitaram a Revolução de Outubro;
compreender como ocorreu a crise econômica de 1929 e perceber a extensão e as consequências da crise no mundo;
entender como surgem os movimentos totalitários nos anos vinte e o papel da crise da democracia liberal;
identificar nos conflitos históricos anteriores, desde a Guerra Franco-prussiana (1871) até a Segunda Guerra Mundial (19391945), as origens da Guerra Fria;
analisar a decadência das tradicionais potências europeias a partir da bipolarização mundial;
identificar a expansão internacional do capitalismo norte-americano;
distinguir a estratégia geopolítica do socialismo soviético;
Compreender as várias transformações acontecidas durante todo o período histórico da Guerra Fria.
compreender o processo histórico de libertação das colônias europeias na África e na Ásia;
analisar o conceito, tão utilizado, de “descolonização”;
identificar na decadência do Império Soviético não somente o fim da Guerra Fria, mas o final de uma “era”;
analisar o formato multipolar e multicivilizacional construído no mundo pós-Guerra Fria;
identificar a imprecisão do termo “pós-modernidade”;
analisar a origem da chamada sociedade pós-moderna;
perceber que a explosiva situação do Oriente Médio com os conflitos entre árabes e israelenses, nos mostrou que deles e de sua história sabemos pouco;
conhecer as principais questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, levando em consideração a heterogeneidade dos povos, seus fatores políticos, culturais e religiosos;
analisar os discursos contra o terrorismo e as ações do fundamentalismo islâmico como reflexo do choque entre duas civilizações – o Ocidente e o Oriente.
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POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS
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96
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POLÍTICAS SOCIAIS SETORIAIS |
96
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PRÁTICA DE PESQUISA EM CIÊNCIA POLÍTICA
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
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TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS |
96
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TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA I
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96
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TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA II
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96
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TEORIA SOCIAL E DIVERSIDADE CULTURAL |
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