Metodologia Ludocriativa é apresentada aos professores da Icasu Uberlândia
Na última quarta-feira (06), a coordenadora do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa da Uniube, profª Drª Luciana Faleiros Cauhí Salomão, apresentou a metodologia Ludocriativa aos professores da Icasu Uberlândia. Os professores vivenciaram a experiência ludocriativa por meio do início lúdico, atividade de expressão na área plástica e conheceram a metodologia e as diversas possibilidades de aplicação tanto em ambientes de ensino formais e não formais e também em empresas e organizações.
Os participantes da atividade foram convidados para a 1ª turma do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa ofertado pela Uniube Uberlândia. O curso, que já está em sua 8ª turma na Uniube, campus Uberaba, e em formação de sua 3ª turma na Uniube Araxá.
A metodologia Ludocriativa favorece o desenvolvimento de novas habilidades metodológicas, conceituais e humanas. A experimentação metodológica permite a modificação do contexto e traz o crescimento tanto dos indivíduos como da comunidade partindo de seus valores culturais e influenciando no crescimento tanto do ser bio-orgânico como do social. Surge diante da nova ética mundial em que todos têm direito ao ensino e a educação.
Frente a esta nova realidade evolutiva do reconhecimento do protagonismo de quem aprende, a metodologia Ludocriativa modifica radicalmente o paradigma pedagógico expressado atualmente como “aprender a aprender” por toda a vida e criativamente, para corresponder aos processos de multiplicação da complexidade social.
8ª Turma de Expressão Ludocriativa promove encontro
Alunas da 8ª turma da Especialização em Expressão Ludocriativa participaram de mais um encontro presencial do curso, nos últimos dias 01 e 02 de dezembro de 2017. A turma é formada por alunas das cidades de Araxá (MG), Aramina (SP), Igarapava (SP), Jeriquara (SP), Marau (RS), Miguelópolis (SP), Passo Fundo (RS) e Uberaba (MG).
Este encontro finalizou a primeira das 4 etapas em que o curso está estruturado. Durante o evento foram apresentadas as experiências com a Metodologia Ludocriativa que estão sendo realizadas pelas alunas. “Experiências que permitem perceber como a questão da identidade cultural influencia no processo de aprendizagem das crianças e como nós, educadores, precisamos nos situar frente a realidade atual em respeito às crianças”, ressaltou a coordenadora do curso, profª Drª Luciana Faleiros Cauhi Salomã.
O evento permitiu a vivência em atividades lúdicas e na expressão criativa da área de plástica que levou à articulação de conceitos importantes para a renovação pedagógica como a interação Sujeito-objetos-sujeitos, a criação cultural e a articulação conceitual.