Alunos de Jornalismo e Publicidade representam a Uniube no maior Congresso de Comunicação da América Latina
Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (Uniube) representaram a Região Sudeste durante o 40º Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Curitiba, de 4 a 9 de setembro. Maior congresso de comunicação da América Latina, o Intercom reuniu 4.200 congressistas e teve, como tema central, “Comunicação, Memória e Historicidades”.
Vencedores da etapa regional do congresso, realizada em Volta Redonda (RJ), no fim do mês de junho, a reportagem literária e/ou de opinião “Uma só agulha, uma vida apenas”, da aluna Mara Poliana da Silva; a fotonovela intitulada “Quem somos nós”, de Laila Cristina Zago Felipe, Pauline Dahdah Mingati e equipe dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda; a revista customizada Ecoar, de Talyson Ferreira de Oliveira Silva e o projeto de comunicação integrada Agência PubliEspecial, de Mariana Bananal Costa e Silva, foram consagrados como alguns dos melhores trabalhos de toda a região Sudeste e estiveram entre as cinco melhores produções do país em suas modalidades na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), um dos eventos paralelos ao 40º Intercom.
Intercom Nacional em Números
A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) premiou 69 modalidades, nas seguintes categorias: Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Rádio, TV e Internet; Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
Já a Intercom Júnior, a jornada científica, contou com 72 sessões de apresentações de artigos nas áreas de Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Audiovisual; Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania e Estudos Interdisciplinares em Comunicação.
Nos Grupos de Pesquisa, formados por pós-graduandos e professores mestres e doutores em Comunicação, foram apresentados inúmeros trabalhos em 32 temáticas diferentes. Além disso, foram realizados 18 eventos paralelos, desde fóruns sobre o ensino em Comunicação a colóquios latino-americanos de Ciências da Comunicação, com a participação de estudiosos de toda a América Latina, além de 40 oficinas e minicursos voltados aos estudantes inscritos e 45 apresentações artísticas no Festival Curitiba Comunica Cultura, com apresentações e performances encenados nos intervalos dos eventos realizados.